Páginas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Dica de Hoje ¨Formatando e Instalando o XP¨


Nossa pesquisa indicou que a maioria não sabem instalar um sistema Operacional ( XP
Dica: se possível, imprima este documento antes de iniciar a Instalação. Como algumas etapas podem requerer que você encerre o computador, será útil ter uma cópia impressa destas informações.

Observação: antes de instalar o Windows XP, você deve desabilitar o software de proteção contra vírus (antivírus) e pode executar a Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows para testar a RAM (memória de acesso aleatório) do computador. Para usar essa ferramenta, siga as instruções do site Diagnóstico de memória do Windows (http://oca.microsoft.com/en/windiag.asp). Lembre-se de habilitar o software para proteção contra vírus novamente após a instalação do Windows XP.




1. Insira o CD do Windows XP na unidade de CD/DVD (ou insira o primeiro disco de inicialização da Instalação do Windows XP na unidade de disquete) e reinicie o computador.

Observação: para iniciar a partir do CD do Windows XP (ou do disco de inicialização da Instalação), o computador deve estar configurado para iniciar a partir da unidade de CD/DVD (ou unidade de disquete). Em alguns casos, pode ser necessário modificar as configurações da BIOS do computador para fazer isso. Para obter mais informações, consulte "Configurar um computador para inicializar a partir do CD".

2. Se você estiver iniciando o computador a partir do CD do Windows XP, pressione uma tecla para inicializar a partir do CD quando solicitado. Se você estiver iniciando a partir dos discos de inicialização da Instalação do Windows XP, insira cada um dos discos adicionais quando solicitado e pressione ENTER para continuar após cada inserção.
3. Na página Bem-vindo à instalação, pressione ENTER para continuar.
4. Na página Contrato de Licença, leia o contrato e siga as instruções para aceitá-lo ou rejeitá-lo.
5. Se for detectada uma instalação do Windows XP, será solicitado que você a repare. Pressione ESC (não reparar).
6. Todas as partições e os espaços não particionados existentes são listados para cada disco rígido físico. Use as teclas de direção para selecionar a partição ou o espaço não particionado em que você deseja criar uma nova partição. Em seguida, pressione D para excluir uma partição existente ou pressione C para criar uma nova partição usando o espaço não particionado.

Se você pressionar D para excluir uma partição existente, deverá pressionar L (ou pressionar ENTER e depois L se essa for a partição Sistema) para confirmar que você deseja excluir a partição. Repita esse processo para cada uma das partições existentes que você deseja usar para a nova partição. Quando todas elas tiverem sido excluídas, selecione o espaço não particionado resultante e pressione C para criar uma nova partição.

Observação: para criar uma partição na qual já existe uma ou mais partições, é necessário primeiro excluir as partições existentes para depois criar a nova.

7. Digite o tamanho (em megabytes ou MB) desejado para a nova partição e pressione ENTER, ou apenas pressione ENTER para criar a partição usando o tamanho máximo.
8. Para criar partições adicionais, repita as etapas 6 e 7.
9. Se você deseja instalar o Windows XP, use as teclas de direção para selecionar a partição na qual ele deve ser instalado e pressione ENTER. Se você não deseja formatar a partição e instalar o Windows XP, pressione F3 duas vezes para sair da Instalação e não continue com as etapas seguintes. Nesse caso, é necessário usar outro programa para formatar a partição.
10. Selecione a opção de formatação a ser usada na partição e pressione ENTER. As opções são:

* Formatar a partição usando o sistema de arquivos NTFS (Rápida)
* Formatar a partição usando o sistema de arquivos FAT (Rápida)
* Formatar a partição usando o sistema de arquivos NTFS
* Formatar a partição usando o sistema de arquivos FAT
* Deixar o sistema de arquivos atual intacto (sem alterações)

Para a maioria das configurações, o NTFS é uma boa opção de segurança e flexibilidade. No entanto, se você planeja instalar uma configuração multi-inicializadora e acessar dados na unidade usando sistemas operacionais mais antigos, como Windows 95, Windows 98 ou Windows Millennium Edition, selecione FAT.

Quando um volume é formatado, os arquivos são removidos desse volume e a unidade de disco rígido é examinada para verificar a existência de setores defeituosos. A maior parte do tempo necessário para formatar um volume é usada no exame do disco. Se você escolher a opção de formatação Rápida, os arquivos serão removidos da partição, porém o disco não será examinado para verificar a existência de setores defeituosos. Essa opção só deve ser usada se o disco rígido tiver sido formatado anteriormente e você tiver certeza de que ele não está danificado.

Observação: durante a Instalação do Windows XP, a opção de deixar o sistema de arquivos atual intacto não estará disponível se a partição selecionada for nova. Para partições de até 2 gigabytes (GB), a Instalação usa o sistema de arquivos FAT (também conhecido como FAT16). Para partições com mais de 2 GB e menos de 32 GB, a Instalação usa o sistema de arquivos FAT32. Para partições com mais de 32 GB, a Instalação usa o NTFS.

Observação: se você tiver excluído e criado uma nova partição do sistema mas estiver instalando o Windows XP em outra partição, neste ponto será solicitado que você selecione um sistema de arquivos para as partições do sistema e de inicialização.

11. Depois que a Instalação formatar a partição, siga as instruções na tela para continuar a Instalação. Uma vez concluída a Instalação, você poderá usar as ferramentas de Gerenciamento de disco no Windows XP para criar ou formatar partições adicionais.

Fonte: Fórum do Baboo

Ficou alguma dúvida? Comente aqui sua dúvida


05 de maio de 2010
Legenda Digital juntinho com você

Nenhum comentário:

Postar um comentário